Equipe brasileira de jogos indie.
Quem somos
2nibble é composta por uma equipe pequena de amantes de jogos, com alta habilidade e vontade de produzir trabalhos ambiciosos que fiquem marcados na cultura dos jogos eletrônicos brasileiros.
Somos gamers como você, com desejos, buscando algo diferente, novo, criativo, que gostaríamos de ver na área de games. Ainda trabalhando com baixo orçamento, mas com grandes cabeças mostrando qualidade e potencial.
De onde somos
A equipe é composta por desenvolvedores que trabalham remotamente de diversas partes do Brasil e outros países.
O co-fundador e principal líder (Valdir Júnior) é da zona rural de Ibitinga - SP, e um dos principais desenvolvedores (John Watson) é do Canadá, enquanto uns são amadores mas com muita capacidade, outros são profissionais de longa data. De fato, a equipe é composta por pessoas muito diferentes com diferentes realidades, mas geralmente da região sul e sudeste do Brasil.
A empresa ainda não foi formalmente aberta, portanto ainda sede oficial.
Nosso objetivo
Nós sempre gostamos de desenvolver coisas, inicialmente a 2nibble não iniciou trabalhos visando lucros, somente após muitos anos começamos a receber doações e visar um objetivo mais profissional.
A nossa visão é agradar o público geral e mostrar que sempre dá para fazer diferente e melhor.
Nós focamos muito em criatividade e sermos únicos, evitando o que todo mundo já faz. Nós não queremos ser só mais um no meio de tantos, buscamos inovar com ideias novas e conceituais.
Não somos robôs, não somos uma empresa multi-bilionária, nós somos gamers como você.
História
Última atualização: 2024
A equipe 2nibble se originou principalmente com modders (desenvolvedores de modificações para jogos) a partir do site MixMods, o atual maior site de GTA da América Latina, criado por Valdir Júnior (conhecido como Junior_Djjr, quem mais desenvolveu modificações técnicas para GTA no mundo).
2013
Em 2013, antes da criação da 2nibble, a equipe trabalhou num jogo em primeira pessoa chamado Zombreak, usando Unity, cancelado pela falta de criatividade na ideia, e Guitar++, inspirado em Guitar Hero, 3D, programado em engine própria por Fabio, altamente otimizado, e apoiado oficialmente por bandas como MindFlow.
2014
Sávio, um dos moderadores da comunidade, pressionou o grupo, de maneira relativamente educada, que demonstrava muita habilidade com modding, para usar essa habilidade em desenvolvimento de jogos.
Junior_Djjr co-fundou 2nibble, informalmente, junto com Meck, LINK/2012 e outros amigos em 2014, com o objetivo de começar a desenvolver jogos aproveitando a experiência prévia da equipe na área de modding.
Após muitas discussões para decidir qual estilo de jogo criar, entre as principais propostas, RPG medieval, hack n' slash, corrida com tunagem, muitos defendendo 2D, ou algo estilo GTA, foi concluído que a ideia de maior interesse da equipe, era um jogo estilo GTA, pois todos eram modders de GTA, e assim, em 2014, foi iniciado um protótipo do chamado "Projeto 2NTD".
Projeto 2NTD ("2nibble Top Down") foi um projeto de um jogo estilo GTA Chinatown Wars, câmera "bird-eye" ou "bird-view", focado em mobile e PCs de baixo custo, inicialmente idealizado, programado e produzido por Denilson Amorim (conhecido como LINK/2012), modelado por Junior_Djjr, Meck, Vitor Kuhn e outros.
2015
Pouco tempo após o desenvolvimento, LINK/2012 deixou a 2nibble para trabalhar na Google e depois JusBrasil, assim o projeto ficou sem programador por anos, com somente alguns novos trabalhos artísticos relacionados com modelagem do mapa e veículos, feito por poucas pessoas periodicamente em seu tempo livre.
2017
A ideia foi cada vez mais sendo esquecida e pouco apoiada. A maior crítica do público, e mesmo dos próprios desenvolvedores, foi sobre a escolha de ser um jogo mobile com câmera vista de cima (quase top-down), portanto, para tentar reanimar o público e desenvolvedores originais do projeto, o foco principal do jogo deixou de ser mobile, foi alterado para câmera baixa em terceira-pessoa e focado somente em PC, onde próximo disso, em 2017, o projeto ganhou o nome de "IMPUNES".
2019
Infelizmente, esta mudança do Projeto 2NTD não foi o bastante para animar e conseguirmos novos desenvolvedores para ajudar neste projeto. Mas em 2019, entrou na equipe Chrystian Farias, onde anos depois se tornou um sênior de uma subsidiária da Microsoft e MVP da Microsoft.
Junior_Djjr, Chrystian Farias, Meck e Vitor Kuhn criaram o primeiro jogo da 2nibble durante uma game jam de 9 dias, chamado Nibble: Pizza Delivery, programado principalmente por Chrystian Farias, um open world de 1 quilômetro de extensão, vencendo na categoria "Melhor qualidade técnica" contra quase 300 participantes, disponível gratuitamente.
2020
Já em 2020, Junior_Djjr decide usar sua experiência com modding para se tornar programador Unity, e assim treinou desenvolvendo, quase sozinho, o jogo Warpunk por 6 meses, um RTS de guerra focado em geração procedural e multiplayer online, cancelado por falta de interesses. Foi usado numa entrevista de emprego para trabalhar com Unity num parceiro da Microsoft, já quase pronto para entrar, Junior_Djjr decidiu de última hora negar para continuar trabalhando na 2nibble.
2021
Também de novo por Junior_Djjr, Chrystian Farias, Meck e Vitor Kuhn, em 2021 foi criado o jogo BUG: Beetles Underground durante uma game jam de 9 dias, onde você é um besouro que anda e voa, participando de missões e corridas, agora programado principalmente por Junior_Djjr, disponível gratuitamente.
2022
O jogo IMPUNES, após muitos anos parado, foi totalmente reiniciado do zero em 2022, onde somente algumas construções foram remasterizadas e reutilizadas do Projeto 2NTD, absolutamente nada além disso foi reutilizado, e todo o projeto foi replanejado, com mapa muito maior, mais definição gráfica focado em PCs de atual geração etc.
Nota: Hoje nós achamos que foi uma péssima decisão continuar usando o mesmo nome do projeto antigo, pois até hoje muitas pessoas confundem e pensam que o Projeto 2NTD e o IMPUNES de hoje (após o reinício) são o mesmo projeto, mas não são, um era um jogo mobile pequeno e o outro é um jogo grande e ambicioso.
Junior_Djjr voltou a trabalhar no jogo IMPUNES, sozinho por 6 meses, sem conseguir apoio o suficiente, visto que não era possível pagar salário para desenvolvedores ajudarem.
Assim, IMPUNES foi parado por tempo indeterminado, e Junior_Djjr e Chrystian Farias começaram a trabalhar num novo jogo menor, um puzzle em primeira pessoa com mecânica inédita (ideia ainda em segredo).
2023
No entanto, final de 2022, o youtuber SanInPlay desafiou o IMPUNES de se tornar um jogo grande como o jogo 171 que ele pagaria pelos custos de assets, sendo que este nunca foi o problema e sempre foi dito que o IMPUNES já investiu em mais assets que 171, era necessário apoio e mão de obra, além de que nós não queremos criar essa concorrência direta entre os jogos IMPUNES e 171 pois não achamos isso saudável, portanto negamos o desafio e continuamos trabalhando no jogo de puzzle. Mas em pouco tempo, recebemos em torno de 40 pessoas querendo ajudar ao projeto, portanto, depois de muito pensar, decidimos pausar o jogo de puzzle para dar uma última chance ao IMPUNES, aproveitando o momento, e assim, a partir de 2023, o IMPUNES voltou com tudo, e finalmente com pessoas o suficiente para trabalhar na proposta.
Nota: Muitas pessoas até hoje pensam que nós aceitamos esse desafio, inclusive um youtuber de tamanho médio fez um vídeo afirmando isto, mas pelo contrário, nós somos totalmente contra essa visão de "te desafio à fazer algo melhor que seu concorrente e te pago por isto" pois é algo que cria uma concorrência tóxica. Nós temos uma história longa em desenvolvimento de mods e jogos, e um bom jogo estilo GTA é um desejo não só nosso, mas cultural de todo brasileiro, não queremos nos rebaixar à isto.
Entre os novos desenvolvedores do IMPUNES que entraram em 2023, está Zeneric, um canadense surdo/mudo de mais de 40 anos de idade, que logo se tornou um dos principais artistas da equipe; Yuri, um designer gráfico e idealizador, entre vários outros que podem ver sendo citados em novos devlogs.
2024
Em 2024, com somente 1 ano e meio de desenvolvimento do jogo desde seu reinício, sendo somente 1 ano do projeto sendo trabalhado por mais de 1 pessoa, foi criado um financiamento coletivo, onde na questão do público, foi abaixo do esperado, mas, com nosso time de advogados, foi assinado contratos com pequenos investidores que acreditam em nosso potencial.
Assim continuamos trabalhando no jogo dando o máximo que temos, usando o dinheiro que arrecadamos para pagar desenvolvedores atuais, equipamentos, ferramentas, assets, serviços, dublagem, time jurídico etc.
...nos siga em nossas redes sociais para continuar acompanhando nossa história...
Nome
O nome "2nibble" (pronuncia-se "tchu níbou") foi inventado pelo nosso membro LINK/2012 (Denilson das Mercês Amorim), onde "nibble" é metade de 1 byte, portanto "2 nibbles" são 1 byte, que "2" em inglês traz a pronúncia "to", sendo assim, "to nibble" significa "mordiscar", da mesma origem de "byte" (da pronúncia "bite"), onde "to bite" é "morder", podemos representar "2 nibble" sendo tanto "2 mordiscadas" para "1 mordida" quanto 2 nibbles para 1 byte ("to byte").
2 = two = to
2 nibbles = 1 byte
to nibble = mordiscar/morder = to bite = to byte = para o byte
é necessário 2 nibbles para 1 byte
Em suma, o nome se resume em trocadilhos sobre armazenamento de dados.
O nome deve ser sempre digitado com "n" minúsculo e nunca separar o "2" do "nibble". Informalmente, pode ser abreviado para "2n". De fato, o "n" minúsculo é uma característica importante e está inclusive presente no logotipo.
Doações / Suporte
Veja a página de doação se você pretende nos ajudar, seja doando dinheiro, sendo investidor, patrocinador, divulgador etc.
Site
Este site foi produzido em principal por Lucas Celli, pós-trabalhado por Junior_Djjr.