Jogo brasileiro de mundo aberto sendo criado pela equipe indie 2nibble.
Financiamento (crowdfunding)
Neste momento o jogo está em processo de arrecadação de fundos para o seu desenvolvimento.
Por favor, apoie o nosso projeto em Apoia.se/IMPUNES para que tudo se torne realidade, e em troca, receba várias recompensas, inclusive acesso antecipado à uma versão em desenvolvimento.
Resumo
IMPUNES é um jogo indie brasileiro estilo GTA, ambientado no Brasil numa cidade praiana inspirada em Balneário Camboriú e Camboriú, de Santa Catarina.
O foco do jogo será numa jogabilidade estilo roleplay-sandbox, infinitamente expansível com conteúdos adicionais criados por nós e pela comunidade (mods/addons).
O objetivo é agradar todos os públicos e trazer um conteúdo diferente do comum.
Você encontra as últimas informações do progresso na nossa página do Facebook, Instagram, Twitter, canal do Youtube, e site MixMods. Há também uma lista de tudo o que o IMPUNES tem até o momento.
Jogabilidade
O jogo tem uma jogabilidade voltada ao semi-arcade balanceado, isto é, o nosso objetivo é que o jogo seja agradável de jogar, mas ainda com elementos de realismo.
Afim de agradar diferentes públicos e deixar o jogo re-jogável, há 2 modos de jogo para escolher:
- Arcade: Muito similar ao GTA V, isto é, armas infinitas escondidas, polícia esquece de você etc.
- Simulação: Modo realista, ou se quiser chamar, "modo hard", onde você tem limite de armas para carregar, as armas aparecem pelo corpo onde policiais podem te confrontar, carros precisam de gasolina, policiais reconhecem você e seu carro roubado etc. Mais similar ao RDR2. Também podemos colocar sistema de fome e sede opcional.
Também a opção de um modo "personalizado", onde você escolhe as "regras" do gameplay, por exemplo, escolher o modo arcade mas ainda com sistema de gasolina.
Outro ponto importante do gameplay, mas que será adicionado no futuro, será um sistema de inventário com itens de diversos usos, como uma coxinha embrulhada pra comer na viagem, ou até mesmo uma churrasqueira para montar e fazer um churrasco onde você quiser. O inventário poderá ser tanto uma bolsa, quanto um baú ou o seu próprio carro. Será suportado a adição de novos itens no inventário através de addons (os objetos são montados no nosso editor de mods e o script do item é programado em Lua, similar ao mod Inventory System para GTA SA).
Cenário
O jogo se passa na cidade mais luxuosa do Brasil, mas também há regiões de classe baixa e até mesmo uma zona rural caipira.
A cidade fictícia do jogo se chama "Canário", com elementos inspirados principalmente nas cidades de Balneário Camboriú e Camboriú, ambos de Santa Catarina, Sul do Brasil.
Nós escolhemos esta cidade justamente para fugir dos estereótipos do Brasil. É uma cidade muito interessante que vale a pena ser explorada em um jogo brasileiro, e é também uma cidade que o público estrangeiro gostará de ver em um jogo, como se fosse uma Miami brasileira, com boates, iates e carros esportivos.
O plano completo do mapa é em torno do tamanho do GTA San Andreas, ou seja, mais da metade do GTA V, mas na versão "alpha" e "beta" do jogo será bem menor.
- Versão alpha: Somente a região luxuosa praiana da cidade.
- Versão beta: Adição de região pobre, a cidade completa.
- Versão completa: Adição de região rural, com longas rodovias e fazendas.
Um grande diferencial é que a cidade deste jogo, se trata de uma cidade de verdade, não é um bairro residencial, o nosso planejamento se constitui numa urbanização com tudo o que uma cidade precisa para funcionar.
Devido à cidade escolhida, todo o cenário do jogo se passará em um degradê de luxo (leste) que vai até pontos de pobreza (oeste), uma cidade recheada de pontos turísticos para o jogador explorar, como teleférico e roda-gigante, e claro, um rio que desagua numa praia com seus prédios de luxo, onde há também o edifício onde Neymar mora, e você poderá comprar o apartamento dele no jogo!
No outro extremo, será uma região mais inspirada em Camboriú, um lado mais residencial e pobre, da "quebrada". Não há exatamente uma favela, mas ainda há regiões pobres vivendo em morros.
Missões e trabalhos
IMPUNES não tem um modo história único, mas sim vários, este jogo é completamente não-linear, onde você cria o seu personagem (homem ou mulher, gordo ou magro, e isto influencia o gameplay) e começa uma aventura completamente nova. Queremos passar aquela sensação de iniciar um novo mundo no Minecraft — e que a cada alguns meses o jogo estará mais completo para re-jogar mais uma vez.
As histórias, missões, quests, trabalhos, eventos, ou seja lá como você queira chamar, funcionam através de scripts programados em Lua de uma maneira amigável, por nós ou pela comunidade, infinitamente expansível para adicionar novas missões, trabalhos, eventos aleatórios etc.
Perceba que, nós, ou a comunidade, pode criar um modo campanha com uma história própria, única e completa, nada impede isto. É similar aos mods de história para GTA San Andreas, que conseguem mudar completamente a história do jogo.
Então este jogo poderá ter múltiplos modo história, cada um focado em ação, comédia, drama etc.
Tudo isto nós já temos a base funcional rodando, no entanto, para a versão "completa" do jogo, nós queremos providenciar um criador de missões para qualquer pessoa, mesmo que não entenda programação, conseguir criar missões dentro do jogo, similar ao mod DYOM do GTA San Andreas, que foi um sucesso incrível, mas queremos algo muito mais amigável. Deste modo, qualquer jogador pode criar missões e histórias próprias, e compartilhar na comunidade para outras pessoas também jogarem. Nós esperamos que as pessoas se divirtam com conteúdos frequentes e novos, imagine que, por exemplo, acabou de sair uma notícia em que um ladrão fugiu num pedalinho, em questão de horas, alguém da comunidade pode fazer essa missão pro jogo e rir um pouco com as barbaridades do Brasil.
Nós temos total noção da importância da comunidade brasileira que curte caminhões e ônibus. Nós queremos focar em adicionar trabalhos divertidos para caminhões, ônibus, entregador etc. Tais trabalhos podem aumentar a sua reputação de "cidadão" no jogo, que trará benefícios ao jogador.
Dublagem e diálogos
Como explicado acima, o jogo terá foco em missões adicionais nossas e da comunidade, então como fica a dublagem?
Nós amamos tecnologias de inteligência artificial, deep learning etc. Nós acreditamos que a integração de vozes em português, realmente natural, com emoção definida programaticamente, será fácil de integrar em um jogo como o nosso, e nós buscaremos fazer isto.
Mas ainda não sabemos quando soluções de vozes artificiais ficarão naturais o suficiente, e emotivas, em português brasileiro, boas ao ponto de serem aceitáveis de usar no jogo. Por enquanto, vamos ficar só em textos e provavelmente algumas dublagens de vozes de impacto, ou cenas da história usar dublagem de pessoas mas outras coisas mais dinâmicas serem IA. Ainda há muita coisa em aberto.
Personagens
Como dito, o jogo não tem personagem único, você criará o seu próprio personagem com um simples editor de personagem, podendo ser homem, mulher, gordo, magro, musculoso, branco, negro etc.
O mesmo sistema de construção de personagem será usado também para construir, proceduralmente, os outros personagens e pedestres do jogo. Ou seja, isto evitará pedestres idênticos repetidos.
Tal ideia também é muito útil para a comunidade criar suas próprias missões, pois qualquer pessoa poderá montar seus próprios personagens das missões (inclusive referenciar pessoas brasileiras famosas), ou até mesmo um personagem único com uma única storyline linear. Tudo será possível.
Cada personagem é salvo e carregado num arquivo de texto facilmente compartilhável.
Armas
No jogo já há diversas armas inspiradas em armas brasileiras, tanto arma de fogo, projéteis, quanto armas brancas.
As armas são personalizáveis com attachments e pinturas personalizadas, até mesmo mecânica de digitar textos personalizados, como pinturas ou gravuras.
Além disso, as armas suportam sujeira dinâmica, e desgaste com quantidade de uso. Armas cortantes sujam de sangue, você pode tomar e quebrar uma garrafa de cerveja para usar de arma branca etc.
O jogo também suportará a adição de novas armas em forma de addon/mod com um editor de mod próprio.
Carros, motos e transportes
No jogo há:
- Carro
- Caminhão
- Reboque
- Ônibus
- Moto
- Quadriciclo
- Bicicleta
- Tricicleta
Sim, nós já temos tudo isto funcional rodando no jogo, mas ainda estamos usando modelos placeholder (temporários), com o tempo iremos modelando e mostrando cada um.
Haverá:
- Cavalo
- Carroça
- Barco à motor
- Barco à remo
- Iate
- Navio
- Helicóptero
- Avião
Além dos velhos e clássicos belos carros brasileiros que todos conhecemos, haverá carros esportivos, onde BC é a cidade mais comum de ver carros esportivos no Brasil — imagine você fugir de um Camaro viatura, isto é uma realidade lá.
Não é bem um veículo, mas também temos drones funcionais (usado no nosso jogo Beetles Underground), provavelmente será usado só para algumas missões específicas.
Haverá suporte à tuning de veículos (não só carros), para trocar peças, rebaixar, adicionar adesivos dinamicamente com mouse etc. Inclusive montagem de som automotivo com alto-falantes tocando música e vibrando (como já fizemos no GTA San Andreas).
O jogo também suportará a adição de novos veículos em forma de addon/mod com um editor de mod próprio.
Músicas
É difícil ter uma boa trilha sonora dentro do jogo, e ela nunca seria com músicas famosas, afinal, licenciamento de música está totalmente fora de questão.
A nossa solução será a mesma de jogos como Euro Truck, ou seja, você pode sintonizar em estações de rádio reais, online, e assim ouvir qualquer música sem problemas, e com locutor. No jogo haverá separações de gênero, e lá você poderá definir suas próprias rádios favoritas pra cada gênero, além de abrir a possibilidade de nós fazermos parceria com rádios online.
E é claro, também haverá um modo "pen drive" onde carregará músicas direto do seu PC (se mesmo em 2005 GTA San Andreas já fazia isso, não faz sentido não fazermos também).
Multiplayer
Nós pretendemos adicionar multiplayer online no futuro. A ideia é antes focar no singleplayer para criar uma base de jogadores, e então implementar um multiplayer online onde a própria comunidade hospeda servidores próprios, com modos de jogo próprios, similar ao MTA e SA-MP.
No momento temos pessoas experientes no assunto, portanto o multiplayer online pode chegar mesmo antes do prazo estimado.
Em questão de multiplayer local, nós entendemos que seria legal implementar, principalmente porque hoje é raro jogos com suporte à isto, mas não podemos prometer nada ainda.
Reputação
Mesmo no modo arcade, a essência do IMPUNES é de um jogo roleplay onde você interpreta um personagem que você criou, portanto focaremos em mecânicas para que o seu personagem tenha uma personalidade com base no seu estilo de jogo.
Deste modo, o jogo haverá um sistema de polícia/procurado muito diferente do GTA, mais inspirado em "NFS Most Wanted", "NFS Carbon", "NFS Undercover", "Driv3r" e "Driver Parallel Lines", onde suas ações serão lembradas.
Em jus ao nome do jogo, durante uma fuga contra a polícia, você receberá "pontos de impunidade" que serão acumulados e armazenados caso você consiga fugir. Em contrapartida, você também receberá pontos por realizar boas ações, como trabalhos honestos e ajudar pessoas (como RDR2).
Tais pontos de boas ou más ações, direcionarão o seu jogador para um diferente gameplay, por exemplo, uma concessionária de carros 0km não aceitará vender carros pra você caso você tenha muitos "pontos de impunidade" (mas carros usados sim, devido à lore), no entanto, estes pontos abrirão portas para iniciar negócios ilegais, e causará alguns efeitos negativos no gameplay, como pedestres com medo de você, maior custo para te liberar da prisão (devido à maiores complicações para o advogado ou suborno) etc.
Ou seja, nós esperamos que este jogo mexa com os sentidos do seu personagem, onde um bandido realmente é sentido e tratado como bandido (inclusive as roupas e tom de pele podem influenciar isto, fazendo o jogador sofrer preconceito de outras pessoas), mas um personagem honesto e trabalhador, é esperado que ele seja tratado como um cidadão de bem, o que também deixa o jogo replayable, onde você é recompensado (bem ou mal) pela sua direção de jogo.
Equipe
Nós da 2nibble no momento não trabalhamos com contratação de funcionários, quem trabalha nos jogos são "sócios" prestadores de serviço.
O jogo "IMPUNES" foi co-fundado pelo Junior_Djjr, onde também é o programador e designer, mas há várias outras pessoas envolvidas, ativamente ou passivamente. Se você tem interesse em se juntar nessa aventura de iniciar uma carreira como desenvolvedor indie, ou você tem pouco tempo de sobra mas quer ajudar com alguma coisa específica (por exemplo, no seu tempo livre), não importa o país, entre em contato conosco.
Apoio
Ficaremos muito felizes de você nos apoiar com doação ou divulgação — nesta página você encontra várias informações sobre apoio à nossa equipe indie, seja para doar, para nos divulgar ao seu público etc.
No momento (2023) estamos milhares de reais no negativo, mas estamos confiantes com o futuro do IMPUNES e outros futuros jogos!
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